A visão deficiente sobre capacidade de trabalho da pessoa com deficiência: quebra de paradigmas e superações humanas [V-FEPTI]
Resumo
Este trabalho, objetiva-se demonstrar o resultado da parceria entre cooperativismo e associação na capacitação profissional para o mercado de trabalho da Pessoa com Deficiência. Para tanto, foi desenvolvido uma pesquisa-ação e documental junto ao Projeto Aprendiz Cooperativo. Amostra de 35 participantes, a Organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas e Associação de Capacitação, Emprego e Renda para Pessoas com Deficiência do Amazonas foi utilizada com fim de mais uma quebra de paradigma na visão de trabalho do PcD. Foram identificados três componentes de análise dos alunos: sexo, faixa etária e necessidade especial. Essa pesquisa sugere, também, que a Rede Federal de ensino assuma a responsabilidade do projeto e expanda de igual modo aos Campi pelo Brasil.Referências
ACERPAM - Associação de Capacitação, Emprego e Renda para Pessoas com Deficiência do Amazonas. http://acerpam.blogspot.com.br/, Acesso em 09 jun 2016.
BALSA, Casimiro; BONETI, Lindomar Wessler; SOULET, Marc-Henry.Políticas públicas e responsabilidade civil: uma problemática transnacional. Editora Unijuí, 2009.
BENDASSOLLI, Pedro Fernando. Psicologia e trabalho: apropriações e significados. São Paulo: Cengage, 2009.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Portaria 615/2007. Disponível em < http://www.mte.gov.br/arquivos/20111024160441_portaria615.pdf>, Acesso em 09 jun 2016.
BRASIL. Palácio do Planalto - Lei 10.097/2000 – Lei do Aprendiz. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10097.htm>, Acesso em 09 jun 2016.
FONSECA, Dagoberto José. Políticas públicas e ações afirmativas. São Paulo: Selo negro, 2009.
FREIRE, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.- São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIORDANO, Blanche Warzée. (D) eficiência e trabalho: analisando suas representações. - São Paulo: Annablume: FAPESP, 2000.
GOMES, Alfredo Macedo. Políticas Públicas e Gestão da Educação. |Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.
LOJUDICE, Daniela Cristina et al. Quedas de idosos institucionalizados: ocorrência e fatores associados. Revista brasileira geriatria e gerontologia. v. 13, n. 3, p. 403-412, 2010.
OLIVEIRA, Simone Eneida Baçal. Conhecimento e prática profissional: o saber fazer dos assistentes sociais em Manaus. - Editora Universidade Federal do Amazonas, 2009.
RIBAS, João. Preconceito contra as pessoas com deficiência: as relações que travamos com o mundo. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SESCOOP/AM - Aprendiz Cooperativo para Pessoas com Deficiência forma turma no AM. Disponível em <http://ocbam.coop.br/blog/?p=1639>, Acesso em 09 jun 2016.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).