INTEGRANDO SABERES: REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
Palavras-chave:
currículo integrado, educação profissional, ensino médio
Resumo
O objetivo geral deste ensaio é subsidiar reflexões e debates sobre a elaboração do currículo da educação profissional técnica de nível médio articulada, na forma integrada, com o ensino médio, no âmbito do Instituto Federal de Brasília. Entre as finalidades específicas do texto, elencam-se: a compilação da legislação sobre educação profissional e ensino médio; a síntese histórica da relação entre ensino médio e ensino técnico no Brasil República; o estabelecimento de parâmetros para a implantação do currículo integrado; a proposição de componentes curriculares para parte diversificada; e, por fim, a elaboração de uma proposta curricular integrada a ser desenvolvida pela instituição. A metodologia adotada compreendeu uma abordagem histórica, pedagógica e técnica do tema, conjugada ao cotejamento da legislação educacional. Como resultado, pode-se elencar a definição da carga horária dos cursos e a sugestão de uma referência curricular a ser adequada e aperfeiçoada, de acordo com a realidade de cada Campus do Instituto Federal de Brasília.
Publicado
2012-12-31
Como Citar
Santos, T. B. dos. (2012). INTEGRANDO SABERES: REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA. REVISTA EIXO, 1(2), 57-71. https://doi.org/10.19123/eixo.v1i2.25
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).