INTEGRANDO SABERES: REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

  • Tiago Borges dos Santos Instituto Federal de Brasília.
Palavras-chave: currículo integrado, educação profissional, ensino médio

Resumo

O objetivo geral deste ensaio é subsidiar reflexões e debates sobre a elaboração do currículo da educação profissional técnica de nível médio articulada, na forma integrada, com o ensino médio, no âmbito do Instituto Federal de Brasília. Entre as finalidades específicas do texto, elencam-se: a compilação da legislação sobre educação profissional e ensino médio; a síntese histórica da relação entre ensino médio e ensino técnico no Brasil República; o estabelecimento de parâmetros para a implantação do currículo integrado; a proposição de componentes curriculares para parte diversificada; e, por fim, a elaboração de uma proposta curricular integrada a ser desenvolvida pela instituição. A metodologia adotada compreendeu uma abordagem histórica, pedagógica e técnica do tema, conjugada ao cotejamento da legislação educacional. Como resultado, pode-se elencar a definição da carga horária dos cursos e a sugestão de uma referência curricular a ser adequada e aperfeiçoada, de acordo com a realidade de cada Campus do Instituto Federal de Brasília.

Biografia do Autor

Tiago Borges dos Santos, Instituto Federal de Brasília.
Mestre em História pela Universidade de Brasília.Docente de História em instituições privadas de ensino básico e superior.Consultor em História no Senado Federal através da empresa Memória Viva.Atualmente, Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Brasília.
Publicado
2012-12-31
Como Citar
Santos, T. B. dos. (2012). INTEGRANDO SABERES: REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA. REVISTA EIXO, 1(2), 57-71. https://doi.org/10.19123/eixo.v1i2.25
Seção
ARTIGOS