A FUNÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

  • Aguinaldo Pereira Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Universidade de Brasília - UnB
  • Adriane Mendes de Souza Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e colaboradora da Cespe/UNB
Palavras-chave: representações sociais, norma-padrão, ensino de português.

Resumo

Este artigo apresenta o processo construtivo de representações sociais e procura demonstrar como as colaboradoras (professoras de português do ensino público do Distrito Federal), reunidas em grupo focal, fundamentam suas representações sobre o uso da norma-padrão da língua portuguesa e sobre a função docente que exercem. O objetivo é verificar a força dessas representações em suas práticas pedagógicas. O quadro teórico desse estudo pressupõe interdisciplinaridade entre a sociolinguística interacional, a análise do discurso e a psicologia social. Essas áreas de estudo apresentam uma concepção similar sobre a linguagem como processo de interação em uso efetivo, na perspectivade ação social.

Biografia do Autor

Aguinaldo Pereira, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Universidade de Brasília - UnB
Professor EBTT de inglês e português do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso - IFMT Campus Confresa. Possui graduação em Letras - Português/Inglês/ Literatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Pontes e Lacerda (2009) e Mestrado em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: anglicismo, atitudes linguísticas, português brasileiro, politica de línguas e língua inglesa. Atualmente é aluno regular de doutorado do Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade de Brasilia - UNB.
Adriane Mendes de Souza, Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e colaboradora da Cespe/UNB
Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e colaboradora da Cespe/UNB. É doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Brasília – PPGL/UNB. 
Publicado
2015-06-30
Como Citar
Pereira, A., & Souza, A. M. de. (2015). A FUNÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. REVISTA EIXO, 4(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v4i1.232
Seção
ARTIGOS