ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONSELHO DE CLASSE: A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS SÃO SEBASTIÃO

  • Blenda Cavalcante de Oliveira Instituto Federal de Brasília (IFB)
Palavras-chave: conselho de classe, gestão, coordenação pedagógica

Resumo

O Conselho de Classe é considerado atualmente uma instância colegiada, participativa e deliberativa que trata de assuntos pedagógicos relacionados às questões de ensino e aprendizagem. No Instituto Federal de Brasília (IFB), as reuniões dos Conselhos agregam equipe multidisciplinar formada por professores das diversas áreas, representantes discentes, coordenadores de cursos e equipe técnica. A coordenação pedagógica tem a função de presidir os Conselhos de Classe, realizar os registros e sugerir encaminhamentos para os assuntos levantados. Este artigo apresenta os resultados da  participação da coordenação pedagógica nas práticas de formação docente que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do IFB, especialmente no Campus São Sebastião. Por participar de todos os Conselhos do Campus e registrá-los, a coordenação pedagógica tem uma visão ampla das situações recorrentes e dos problemas apresentados. A partir das demandas apontadas, ela pode, portanto, pensar em soluções, fazer encaminhamentos e subsidiar a organização da formação pedagógica continuada para docentes do Campus. Com base em uma observação participante e análise dos registros feitos ao longo do processo, foi possível perceber a necessidade de ampliação das reuniões dos Conselhos de Classe para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Campus São Sebastião. O engajamento dos docentes e discentes nos Conselhos foi afetado positivamente a partir do desenvolvimento e uso dos instrumentos pré-conselho, que são ferramentas produzidas pela coordenação pedagógica em conjunto com o corpo docente, visando à participação discente. A partir dos registros e encaminhamentos, a coordenação pedagógica propôs ações com o objetivo de contribuir para a melhoria do processo didático-pedagógico no Campus. 

Biografia do Autor

Blenda Cavalcante de Oliveira, Instituto Federal de Brasília (IFB)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília com habilitações em Magistério para o Início de Escolarização e Educação Especial. Especializou-se em Arte Educação e Tecnologias Contemporâneas e em Psicopedagogia Clínica e Institucional, ambas pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) no Campus São Sebastião, onde atua como Coordenadora Pedagógica, Coordenadora do Curso FIC Monitor Infantil e leciona no curso Técnico em Secretaria Escolar e na Licenciatura em Letras Português.
Publicado
2015-06-30
Como Citar
de Oliveira, B. C. (2015). ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONSELHO DE CLASSE: A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS SÃO SEBASTIÃO. REVISTA EIXO, 4(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v4i1.195
Seção
ARTIGOS