A MATEMÁTICA NO UNIVERSO DA MÚSICA

  • Rosa García Márquez Faculdade de Formação de Professores - Universidade do Rio do Janeiro
  • Andréa Zander Vaiano Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - DMAT- FFP
  • Rosana de Oliveira Escola Municipal Evangelina Duarte Batista (SME). Fundação e Apoio à Escola Técnica (FAETEC) Núcleo de Música do SESC
Palavras-chave: Música, Matemática, Ensino Básico, Multidisciplinaridade.

Resumo

A Música é a arte mais popular do conhecimento humano. Desde 2011, tornou-se parte obrigatória da grade curricular do Ensino Básico das escolas públicas e privadas do Brasil. Porém, deixou-se a critério de cada instituição decidir o conteúdo a ser desenvolvido. Professores das séries iniciais optam por não trabalhar a Música por se sentirem inseguros. Por outro lado, quando a utilizam como recurso pedagógico, valorizam mais seus aspectos extramusicais. Nesse contexto, foi desenvolvido este trabalho no qual se pretende descrever as relações existentes entre a Matemática e a Música, enriquecer o conhecimento do professor, bem como apresentar maneiras de abordar a Música por meio dos conteúdos de Matemática.Palavras-chave: Música; Matemática; Ensino Básico; Multidisciplinaridade. Abstract: Music is the most popular art of the human knowledge. Since 2011, it became an obligatory part to the curriculum of Basic Education of public and private schools in Brazil. However, each school can resolve the content that will be developed. Teachers of the early grades choose not to work Music content because they feel insecure. On the other hand, when they choose to use Music as a teaching resource, they valorize its extra musical aspects more. In this context, this work was developed intending to describe the relationships between Mathematics and Music, enrich the teacher’s knowledge, as well as provide ways to approach Music through the Mathematics contents.Keywords: Music; Mathematics; Basic Education; Multidisciplinary.

Biografia do Autor

Rosa García Márquez, Faculdade de Formação de Professores - Universidade do Rio do Janeiro
Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1992).Atualmente sou professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n.1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em 12 de março de 2014.

Ferreira, Denise Luzia de Amorim. et al. A influência da linguagem musical na educação infantil. Disponível em http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada7/_GT4%20PDF/A%20INFLU%CANCIA%20DA%20LINGUAGEM%20MUSICAL%20NA%20EDUCA%C7%C3O%20INFANTI1.pdf>. Acesso em 01 de abril de 2014.

Figueiredo S. L. F., Alberti G.C. A Música nas Séries iniciais do Ensino Fundamental: Orientações para seu Ensino em Vitória (ES) e no Distrito Federal. Anais do XIX Seminário de Iniciação Científica. 2007. Disponível em http://www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume4/numero1/musica/amusicanasseries.pdf >. Acesso em 22 de março de 2014.

MOTTA, Carlos Eduardo Mathias. Projeto DRUMMATH: uma perspectiva walloniana no ensino da Matemática para o deficiente visual através de sons e ritmos. 1999. Disponível em: http://www.uff.br/dalicenca/images/stories/caderno/volume5/Projeto_DRUMMATH.pdf>. Acesso em 22 de novembro de 2014.

Morais, J. JOTA de. O que é música? Coleção Primeiros Passos. Editora Brasiliense, Rio de Janeiro. 1983. Simonato, Adriano Luis. Relação Matemática e Música. 2006. Disponível em: http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/9/18052011154859.pdf. Acesso em 22 de novembro de 2013.

Publicado
2014-06-27
Como Citar
Márquez, R. G., Vaiano, A. Z., & Oliveira, R. de. (2014). A MATEMÁTICA NO UNIVERSO DA MÚSICA. REVISTA EIXO, 3(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v3i1.147
Seção
ARTIGOS