O PAPEL E O MAR: SOBRE AS ESTÓRIAS QUE NÃO NOS CONTAM DOS PERSONAGENS NEGROS DA NOSSA HISTÓRIA
Palavras-chave:
Cinema, Representação Social, História dos Afrodescendentes no Brasil, Carolina de Jesus, Almirante Negro.
Resumo
O presente artigo tem por finalidade discutir, a partir do curta-metragem “O Papel e o Mar”, de Luiz Antônio Pilar, a importância de obras que tragam para o protagonismo da História do Brasil, as estórias vividas por mulheres e homens negros brasileiros. Neste sentido, foi feita uma revisão bibliográfica a respeito da representação social do negro na mídia brasileira, a fim de pôr em relevância o quanto a ausência destas imagens dificulta a construção de um imaginário coletivo, nacional, que valorize a presença negra na História da sociedade brasileira. A partir da obra em questão, foi possível discutir como Carolina de Jesus, escritora, e João Cândido, o Almirante Negro, são personagens importantes, e como, apesar de iniciativas como a deste filme, ainda há uma enorme carência de produtos que revelem estas estórias individuais de liderança negra brasileira.
Publicado
2014-12-23
Como Citar
Oliveira, M. Z. de. (2014). O PAPEL E O MAR: SOBRE AS ESTÓRIAS QUE NÃO NOS CONTAM DOS PERSONAGENS NEGROS DA NOSSA HISTÓRIA. REVISTA EIXO, 3(2). https://doi.org/10.19123/eixo.v3i2.133
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).