Explorando o Afrofuturismo como Fonte de Inspiração para o Ensino das Danças Tradicionais Brasileiras: Desafiando Práticas Colonialistas na Educação Artística

  • Cínthia Nepomuceno Instituto Federal de Brasília

Resumo

Este texto aborda a necessidade de repensar o ensino das danças brasileiras no contexto da colonialidade, buscando alternativas para combater as práticas colonizadoras que resultaram na exclusão dos legados afro-brasileiros e ameríndios dos currículos escolares. As danças estrangeiras têm recebido prioridade em relação às danças brasileiras nos cursos de graduação em Dança, o que leva a uma formação de professores com uma perspectiva colonial na educação em dança. Reconhece-se a influência colonizada nas produções artísticas brasileiras e a importância de questionar as bases metodológicas existentes. Diante dessa realidade, a pesquisa propõe explorar o Afrofuturismo como uma fonte de inspiração para o desenvolvimento de métodos alternativos de ensino das danças tradicionais brasileiras, capazes de enfrentar as práticas colonizadoras hegemônicas. O estudo é dividido em etapas, que incluem a teorização dos conceitos relacionados aos Estudos Decoloniais, Dança, Ficção Científica e Afrofuturismo, experimentos artísticos e a elaboração de um método de ensino. Este artigo apresenta os resultados da pesquisa bibliográfica e da experimentação artística, fornecendo material para a próxima etapa da pesquisa, que consistirá na criação de planos de aula de danças brasileiras com temática afrofuturista, aplicáveis em diferentes níveis de ensino.

Biografia do Autor

Cínthia Nepomuceno, Instituto Federal de Brasília
Curso de Licenciatura em Dança - LiDança IFB http://lattes.cnpq.br/9147189472611761 https://orcid.org/0000-0003-3271-7113
Publicado
2023-12-29
Como Citar
Nepomuceno, C. (2023). Explorando o Afrofuturismo como Fonte de Inspiração para o Ensino das Danças Tradicionais Brasileiras: Desafiando Práticas Colonialistas na Educação Artística. REVISTA EIXO, 12(3), 57-65. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i3.1105
Seção
ARTIGOS