A RELEVÂNCIA DO ENEM NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
Resumo
Este estudo buscou compreender como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é percebido pelos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFB), atuantes no campus Planaltina. Abordou-se três aspectos relacionados ao trabalho docente: a) como o ENEM é percebido de uma forma geral; b) qual a influência que o exame tem na vida profissional dos docentes e c) se adequações são feitas na prática pedagógica com o intuito de preparar os estudantes para o ENEM. Optou-se pela Fenomenologia como ponto estruturante do percurso científico desta pesquisa, adotando-a tanto como referencial teórico, quanto proposta metodológica, a partir do modelo sugerido por Giorgi (1978). Trata-se de uma pesquisa descritiva e interpretativa, cujo principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista fenomenológica. Foram entrevistados quatro docentes do IFB que atuam no ensino médio, em componentes curriculares presentes nas quatro áreas do conhecimento avaliadas pelo ENEM. Os resultados mostraram que o ENEM é visto como uma oportunidade real de acesso ao ensino superior, sendo levado em consideração no planejamento do trabalho docente. Os participantes da pesquisa também asseguram que fazem adequações com a intensão de preparar os estudantes para o exame. Concluiu-se, que os docentes entrevistados deslocaram de alguma forma a ênfase do conhecimento para as competências relacionadas à matriz de conteúdo do ENEM, reforçando a importância deste exame para o funcionamento do ensino médio.
Publicado
2023-07-26
Como Citar
Souza Junior, V. F. de, & Branco Dias, A. L. (2023). A RELEVÂNCIA DO ENEM NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA. REVISTA EIXO, 12(2), 101-108. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i2.1096
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).