UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM BASE NOS GÊNEROS ORAIS:

O PODCAST NO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar sobre a oralidade na Base Nacional Comum Curricular (Lei n.º 13.415/2017) com a proposta de um modelo de sequência didática que se respalde na importância da elaboração de estratégias para o trabalho pedagógico com a oralidade dentro de sala de aula, utilizando como suporte didático o podcast no ensino fundamental. O aporte teórico basilar utilizado para a pesquisa foram: BNCC (2017), Carvalho e Ferrarezi (2018), Elias (2018) e outros que discutem o tema. Os dados analisados compõem o corpus da pesquisa – a legislação educacional que considera a inter-relação entre as dinâmicas dos gêneros orais e sua importância em sala de aula – as quais se estruturam em uma sequência didática, que sistematizam o ensino da oralidade. Ressalta-se que, nos anos finais do ensino fundamental, é essencial o trabalho, de forma ordenada, programada e continuada, com a oralidade para que os alunos sejam proficientes em relação ao uso da língua materna nas variadas situações comunicativas.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Acácio de Sousa, Escola Superior da Amazônia
Possui Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté-SP (2008); Especialização em Informática na Educação; Graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade da Amazônia (2001). É professora efetiva da rede pública, atuando como professora no Ensino Médio e na formação de professores para o uso de recursos tecnológicos na educação, em contexto presencial e a distância. Ministra cursos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado) na plataforma e-Proinfo - Ambiente Colaborativo de Aprendizagem - do MEC. É professora e coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu Formação de Professores para o Ensino de Língua e Literaturas e Alfabetização e Práticas de Letramento na Educação Básica da Escola Superior da Amazônia ? ESAMAZ. Possui experiência em gestão acadêmica, coordenou o Curso de Licenciatura em Letras das Faculdades Integradas Ipiranga. Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Língua latina, Sintaxe, Literatura, TIC na Educação, Metodologia da pesquisa científica, Orientação de trabalhos de conclusão de curso e EAD.
Flávia Wanderleia de Oliveira Andrade, Escola Superior da Amazônia
Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (2019) e especialização em Formação de professores de Língua Portuguesa e Literaturas pela Escola Superior da Amazônia (2021).
Meire Héllen da Silva Carvalho, Escola Superior da Amazônia
Especialista em Formação de professores para o ensino de Língua Portuguesa e Literaturas pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ/2021). Licenciada Plena em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA/2019).
Suelen Pereira Barreto, Escola Superior da Amazônia
Especialista em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/2023) e em Formação de professores para o ensino de Língua Portuguesa e Literaturas pelo Centro Universitário da Amazônia (UNIESAMAZ/2021). Graduação em Português pela Universidade do Estado do Pará (UEPA/2019). Atualmente trabalho como professora de Língua Portuguesa no Projeto Reforço Escolar para a prova do SAEB em Santa Bárbara.
Publicado
2023-12-29
Como Citar
Sousa, M. do C. A. de, Andrade, F. W. de O., Carvalho, M. H. da S., & Barreto, S. P. (2023). UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM BASE NOS GÊNEROS ORAIS: . REVISTA EIXO, 12(3), 4-13. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i3.1094
Seção
ARTIGOS