INTERAÇÕES SOCIAIS E ENSINO
DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
Este ensaio aborda a questão das interações sociais e sua influência no ensino, tematizando o período de pandemia da covid-19, no qual vivenciamos o distanciamento social, a impossibilidade de termos aulas presenciais e, consequentemente, a diminuição das relações sociais. O estudo teve como objetivo entender como a interação social, no período de afastamento presencial, influenciou os processos de ensino e de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, que teve como principal referência teórica o autor Lev Semenovich Vygotsky. Constatou-se que, na pandemia, devido ao afastamento dos alunos do meio escolar, a aprendizagem foi impactada visto que muitos alunos tiveram dificuldades de estudar e pesquisar sozinhos, além de não terem acesso às tecnologias digitais. Evidenciou-se que a aprendizagem dos alunos se ancora nas mediações semióticas e nos signos repassados pelos professores ou outros influenciadores. Essas constatações reforçam a importância da escola como o lugar no qual os alunos se constituem como sujeitos, na e pela linguagem, a partir da relação com o outro. Conclui-se que a interação social, presencial ou virtual, é fator determinante para os processos de ensino e de aprendizagem. Por isso, indica-se que as escolas propiciem uma interação efetiva entre docentes e discentes, independente do contexto histórico.
Publicado
2023-12-29
Como Citar
Paludo, E. M., & Neuenfeldt, D. J. N. (2023). INTERAÇÕES SOCIAIS E ENSINO. REVISTA EIXO, 12(3), 25-33. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i3.1068
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).