VALIDAÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
Os recursos didáticos contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de modo diversificado, prático e inclusivo. Neste contexto, objetivou-se construir e validar um recurso didático adaptado para o ensino de Ciências para ser usado com alunos com necessidades educativas especiais. A metodologia usada teve abordagem quantitativa do tipo metodológico. Participaram do processo de validação 17 professores de Ciências do Ensino Fundamental – anos finais que ministravam aula na sala de ensino regular e sala de atendimento especializado, e a coleta dos dados ocorreu no período de outubro a novembro de 2020 e respeitando os aspectos éticos. O recurso didático foi validado por juízes observando os critérios de objetivo, da estrutura e apresentação e da relevância, através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global de 0,96, proporcionando ensino, aprendizado e inclusão. Portanto, validar um recurso didático que possa incluir os alunos permite o fortalecimento de vínculos e da aprendizagem, tornado estes alunos protagonistas dos seus conhecimentos.
Publicado
2023-07-26
Como Citar
Aline de Oliveira Silva, & Wagner de Sousa Paula, F. (2023). VALIDAÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. REVISTA EIXO, 12(2), 12-21. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i2.1060
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).