O VERDADEIRO SABOR DOCE DO CHOCOLATE: BEAN-TO-BAR GERANDO VALOR NA CADEIA PRODUTIVA DO CACAU
Resumo
Após um histórico período de produção convencional de amêndoas de cacau, o sul da Bahia tem apresentado forte tendência para a diversificação e inclusão no mercado de cacau especial. Produtores da região veem cultivando frutos de qualidade superior e de baixo impacto ambiental. Inseridos em um modelo de produção pautado no conceito de negócios sustentáveis, esses produtores, empreendedores agroalimentares, buscam promover experiências aos seus consumidores em seus diferentes Lifestyle alternativos, como por exemplo, a filosofia do modelo de produção Bean-to-bar. Elaborado como um ensaio teórico, o desenvolvimento desse artigo tem como objetivo identificar a contribuição do processo Bean-to-bar na geração de valor da cadeia produtiva do cacau, inserido dentro de um contexto de Circuitos Curtos de Comercialização na geração de negócios inovadores. Nota-se que um bom acompanhamento de todo o processo de transformação do insumo em produto, permite aos empreendedores explorar com maior vigor as propriedades organolépticas das amêndoas de cacau. Dentre as principais iniciativas que alavancaram o desempenho da cadeia produtiva do cacau no sul da Bahia, destacam-se a Fortaleza Slow Food, a criação do Centro de Inovação do Cacau e a Indicação Geográfica. As estratégias desenvolvidas possibilitam a diversificação e o fomento de comunidades rurais. Torna-se essencial compreender a dinâmica desses processos de arranjos produtivos locais a partir da integração de políticas públicas na promoção, valoração dos produtos da agricultura familiar, de amêndoas de cacau sustentável com qualidade superior e desenvolvimento local.
Publicado
2022-12-22
Como Citar
Gomes, K. B. P., & Aparecido Dias, C. (2022). O VERDADEIRO SABOR DOCE DO CHOCOLATE: BEAN-TO-BAR GERANDO VALOR NA CADEIA PRODUTIVA DO CACAU. REVISTA EIXO, 11(3), 63-73. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i3.966
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).