A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL
Resumo
A presente pesquisa busca entender o modelo de gestão escolar participativo em uma escola pública do DF em que professores, pais e gestão precisam buscar no diálogo condições para a construção de uma educação pública e de qualidade, visando a excelência na relação ensino participativo e aprendizagem. Por meio de uma pesquisa qualitativa e uma entrevista estaremos focados no estudo de como se dá o processo de gestão democrática da educação e possíveis dificuldades enfrentadas no decorrer de um ano letivo. Este trabalho propõe analisar o envolvimento dos atores no processo democrático participativo, e ao dialogar com os envolvidos, a pesquisa nos trouxe um problema. De acordo com o projeto político pedagógico a eleição para diretor em uma escola pública cumpre o objetivo de uma gestão democrática e participativa construindo um espaço de convivência democrática? O objetivo geral é analisar como pano de fundo a gestão de uma escola pública em Brasília e analisar a implementação do projeto político pedagógico e seu modelo de gerência participativa na área da educação. E percebemos muitos conflitos dentro do lócus escolar. O que atrai para nossa pesquisa uma luz sobre os reais problemas enfrentados dentro deste espaço que precisa ser participativo e democrático. Dessa forma vamos considerar o ponto de vista dos entrevistados, com identificação de ações e/ou omissões de professores, pais e gestão nas dificuldades para se adequar as normas da educação.
Publicado
2022-12-22
Como Citar
Leite, E. D., de Souza Sales de Sousa , M., & Cavalcante Amorim , H. C. (2022). A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL. REVISTA EIXO, 11(3), 55-62. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i3.964
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).