O TRABALHO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

  • Simone Braz Ferreira Gontijo IFB
  • Eliziane Rodrigues de Queiroz Costa

Resumo

Este artigo traz parte de uma pesquisa de mestrado e discute a percepção na diretoria de educação a distância (DEaD) do Instituto Federal de Brasília (IFB) em relação ao trabalho do pedagogo na equipe multidisciplinar da coordenação pedagógica. Na DEaD do IFB, lócus desta pesquisa, o pedagogo compõe a equipe da coordenação pedagógica e sua função é de orientador de ensino e aprendizagem (OEA). Foi adotada a pesquisa qualitativa, exploratória a partir do estudo de caso, com coleta de dados utilizando entrevista semiestruturada e o grupo focal. Recorreu-se à ferramenta tecnológica Alceste (Análise Lexical Contextual de um Conjunto de Segmentos de Texto) para subsidiar a análise do conteúdo dos dados. Os resultados apontam que, na perspectiva dos OEA, esse profissional percebe uma desvalorização do seu trabalho. Com relação à equipe diretiva da DEaD,   há uma percepção positiva em relação ao trabalho dos OEA, embora considere necessário que esse profissional tenha mais iniciativa e proatividade em relação ao fazer pedagógico no âmbito da EaD.
Publicado
2022-12-22
Como Citar
Braz Ferreira Gontijo, S., & Rodrigues de Queiroz Costa, E. (2022). O TRABALHO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA. REVISTA EIXO, 11(3), 29-40. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i3.955
Seção
ARTIGOS