O TRABALHO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
Resumo
Este artigo traz parte de uma pesquisa de mestrado e discute a percepção na diretoria de educação a distância (DEaD) do Instituto Federal de Brasília (IFB) em relação ao trabalho do pedagogo na equipe multidisciplinar da coordenação pedagógica. Na DEaD do IFB, lócus desta pesquisa, o pedagogo compõe a equipe da coordenação pedagógica e sua função é de orientador de ensino e aprendizagem (OEA). Foi adotada a pesquisa qualitativa, exploratória a partir do estudo de caso, com coleta de dados utilizando entrevista semiestruturada e o grupo focal. Recorreu-se à ferramenta tecnológica Alceste (Análise Lexical Contextual de um Conjunto de Segmentos de Texto) para subsidiar a análise do conteúdo dos dados. Os resultados apontam que, na perspectiva dos OEA, esse profissional percebe uma desvalorização do seu trabalho. Com relação à equipe diretiva da DEaD, há uma percepção positiva em relação ao trabalho dos OEA, embora considere necessário que esse profissional tenha mais iniciativa e proatividade em relação ao fazer pedagógico no âmbito da EaD.
Publicado
2022-12-22
Como Citar
Braz Ferreira Gontijo, S., & Rodrigues de Queiroz Costa, E. (2022). O TRABALHO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA. REVISTA EIXO, 11(3), 29-40. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i3.955
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).