A pandemia e seus impactos na educação brasileira: a maximização da desigualdade social
Resumo
Ao partir das análises sobre educação realizadas por Mills (1982) e Freire (2001), o presente artigo tem como objetivo trazer uma breve revisão da literatura referente ao tema ensino remoto na pandemia, de modo a tecer uma análise dos principais pontos trazidos por Martins e Almeida (2020), Sampaio (2020) e Nogueira (2020), entre outros, que discutem, em estudos recentes, a questão na perspectiva crítica. Aqui, buscou-se desenvolver uma pesquisa bibliográfica de modo a comprovar a hipótese teórica de que o ensino remoto, pelo menos na realidade brasileira, evidencia as desigualdades sociais e, por isso, pode ser prejudicial para o bem-estar social a médio e longo prazo. Buscou-se uma resposta para o seguinte questionamento: O ensino remoto é realmente a melhor opção para a educação brasileira frente à realidade imposta pelo novo coronavírus? As respostas para a pergunta apontam vantagens e desvantagens do ensino remoto. Algumas vantagens são a interação entre estudantes e professores feitas por meio de encontros virtuais e a não paralisação total dos estudos. A precarização do ensino ocasionada pela falta de aparatos tecnológicos para estudantes e professores, bem como o adoecimento de parte dos docentes são exemplos de desvantagens.
Publicado
2022-01-19
Como Citar
Conceição da Silva Ferreira, E., & Amaral Rodrigues Gomes. (2022). A pandemia e seus impactos na educação brasileira: a maximização da desigualdade social. REVISTA EIXO, 11(1), 58-67. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i1.919
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).