Percepção docente acerca da utilização de estratégias didáticas diversificadas no componente curricular biologia
Resumo
A formação inicial é uma etapa de transição de estudante para docente, fase em que deve ser dada atenção para que o docente iniciante não desanime frente às dificuldades enfrentadas e sejam encontradas ferramentas de apoio. Cada docente constrói sua personalidade durante sua formação, sendo que a busca constante por estratégias facilitadoras para o processo de ensino e de aprendizagem é um importante aspecto educacional. A utilização de estratégias didáticas diversificadas do ensino tradicional e a contextualização do ensino de Biologia potencializam o processo educacional devido à possibilidade de abranger diferentes públicos estudantis e diversificar o ensino, promovendo a participação ativa dos estudantes, o raciocínio e o pensamento crítico, além de despertar diferentes interesses pelas abordagens realizadas. A presente pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Brasília Campus Planaltina e objetivou identificar como a formação docente e a realidade institucional influenciam no desenvolvimento de atividades diversificadas no ensino de Biologia. As entrevistas foram gravadas com três docentes de Biologia e com o coordenador, também docente, do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio da instituição. As gravações foram transcritas e as respostas foram analisadas. As formações dos docentes contemplaram aspectos que influenciaram na sua continuidade na área educacional, principalmente, no fato de todos terem cursado ao menos mestrado, característica relevante para manutenção de aprendizagens contínuas. Todos os entrevistados destacaram que a utilização de estratégias de ensino diversificadas e a promoção de aulas contextualizadas e participativas colaboram para o processo educacional, além de auxiliarem no enfrentamento das dificuldades estudantis.
Publicado
2022-01-13
Como Citar
Larissa Gonzaga Ferreira, & Fernandes, S. D. da C. (2022). Percepção docente acerca da utilização de estratégias didáticas diversificadas no componente curricular biologia. REVISTA EIXO, 11(1), 38-46. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i1.899
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).