O tema das Queimadas no livro didático de ciências: um olhar sob perspectiva crítica do conteúdo apresentado

  • Camila Carneiro da Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques Universidade Federal do Maranhão

Resumo

O livro didático é um dos instrumentos de maior evidência no aparato pedagógico utilizado em sala de aula. No campo do ensino de ciências voltado para educação ambiental, a literatura revela que o livro didático vem se adequando às orientações estipuladas pela base legal nacional, porém, em muitos casos, as informações não se apresentam de forma aprofundada e próxima a realidade do aluno. Nesse sentido, o presente estudo buscou realizar uma análise do tema queimadas em um livro didático de ciências, pela perspectiva da pesquisa qualitativa buscando identificar como e de que forma esse conteúdo associa o conhecimento teórico-científico à vivência local dos alunos de uma cidade do interior do Maranhão. O livro escolhido foi identificado como o mais utilizado na rede púbica de escolas municipais da cidade. Os resultados revelaram que o livro analisado contempla o tema, mesmo que de forma aligeirada. Observou-se a presença de pressupostos legais, científicos e argumentativos sobre queimadas, fazendo uso de vários elementos comunicativos para traçar uma discussão que pode ser profícua quando complementada e/ou aprofundada pelo docente.

Biografia do Autor

Camila Carneiro da Silva, Universidade Federal do Maranhão
Granduanda do curso de  Licenciatura de Ciências Naturais/Biologia da Universidade Federal do maranhão. Integrante do grupo de pesquisa em ensino de ciências naturais - GPECN/UFMA, desenvolvendo pesquisa como bolsitia de Iniciação Cientifica da mesma universidade. na linha de ensino de ciências e educação ambiental.
Publicado
2021-08-23
Como Citar
Carneiro da Silva, C., & Vieira Carvalho Oliveira Marques, C. V. (2021). O tema das Queimadas no livro didático de ciências: um olhar sob perspectiva crítica do conteúdo apresentado. REVISTA EIXO, 10(2), 83-93. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i2.879
Seção
ARTIGOS