Análise de tensões e deformações no trilho: influência do módulo de via no processo

  • Manoel Ricardo de Siqueira Filho Universidade Federal do Pará
  • Selênio Feio da Silva Universidade Federal do Pará.

Resumo

O trilho é o elemento estrutural mais importante da via permanente, pois o mesmo recebe diretamente o carregamento vertical oriundo das rodas do trem e o transmite para os elementos subjacentes. Diante disso, esse estudo foi desenvolvido com a finalidade de analisar, a partir do método de Talbot e de posse de dados operacionais da Estrada de Ferro Carajás, as tensões e deformações num perfil de trilho, considerando diferentes valores para o módulo de via, de modo a comtemplar os cenários de baixa, média e alta qualidade da via quanto a sua rigidez. Foram realizadas análises comparativas através dos diagramas de deflexão, de momento fletor e de tensão normal no patim do trilho, bem como a verificação das tensões máximas em relação aos valores admissíveis, além de uma análise qualitativa da via baseada nas deflexões máximas. Constatou-se que quanto menos rígida é a via (menor módulo de via), maiores são os valores do momento fletor e da deflexão no trilho, bem como é maior a possibilidade de as tensões normais excederem o limite admissível e menos durável tende a ser a via.
Publicado
2021-08-23
Como Citar
Manoel Ricardo de Siqueira Filho, & Selênio Feio da Silva. (2021). Análise de tensões e deformações no trilho: influência do módulo de via no processo. REVISTA EIXO, 10(2), 25-36. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i2.841
Seção
ARTIGOS