Imaginação e criação artística enquanto necessidade e essência humana à luz da teoria histórico-cultural
Resumo
Este artigo objetiva, dentre outras coisas, defender o argumento de que a imaginação e a criação artística são uma necessidade e essência dos seres humanos. Para isso, utiliza-se, como referencial teórico, a perspectiva histórico-cultural de Vigotski de base Marxista e Spinozista que problematiza e aprofunda as questões sociais e psicológicas que se relacionam com a arte, com a estética.
Publicado
2019-12-17
Como Citar
Augusto Charan Alves Barbosa Gonçalves. (2019). Imaginação e criação artística enquanto necessidade e essência humana à luz da teoria histórico-cultural. REVISTA EIXO, 8(2), 77-87. Recuperado de https://arquivorevistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/778
Seção
DOSSIÊ 1
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).