O uso de novas tecnologias na educação sob a ótica da pedagogia freireana

  • Anderson Luiz Batista UFSCar
  • Roberto Marcos Gomes de Onófrio UFSCar

Resumo

O trabalho apresentado tem como objetivo discutir a tecnologia e a sua relação com a educação, e o seu uso no contexto educacional, com base na pedagogia freireana. Para alcançarmos esse objetivo, será preciso analisar o conceito de tecnologias e de determinismo tecnológico, discutir sobre a intenção humana na escolha de determinada tecnologia, relacionar educação e tecnologias e também refletir sobre a crítica de Paulo Freire em relação ao uso mercadológico que se faz das tecnologias na educação. Ao se optar por uma determinada tecnologia, o homem deixa claro sua intenção e finalidade. Sua ação não é neutra, e essa consciência faz parte da pedagogia freireana. Nesse sentido, é preciso uma postura questionadora frente a um determinismo tecnológico, que pode servir aos interesses de uma política educacional que colabora para a formação de alunos que aceitam a realidade sem fazer a crítica necessária. Após isso, é necessário dominar tecnologias educacionais que possam proporcionar aos alunos, através dos processos de aprendizagem, a oportunidade de obter autonomia, de desenvolver espíritos criativos e o raciocínio lógico. Para a formulação do artigo, realizamos uma pesquisa bibliográfica como método de coleta de dados. Os livros de Paulo Freire e os que abordam as teses desse autor foram considerados no que diz respeito à sua opinião em relação ao uso das tecnologias na educação, além de outras teses que se fizeram necessárias para o desenvolvimento do trabalho. O resultado de nossa pesquisa mostrou que, na proposta pedagógica freireana, a tecnologia não deve ser vista como má em si, mas como instrumento de libertação e de desenvolvimento humano, e usada para esse fim. O seu uso deve estar também sujeito a críticas e ponderações, dado que sua escolha é uma intenção humana, e essa escolha não é neutra, o que nos traz a responsabilidade de agirmos com consciência nessa escolha.

Biografia do Autor

Roberto Marcos Gomes de Onófrio, UFSCar
Pós-Doutorando do DTPP da UFSCar e orientador do projeto de pesquisa: O uso de novas tecnologias na educação sob a ótica da pedagogia freireana
Publicado
2020-08-03
Como Citar
Anderson Luiz Batista, & Roberto Marcos Gomes de Onófrio. (2020). O uso de novas tecnologias na educação sob a ótica da pedagogia freireana. REVISTA EIXO, 9(2), 4-12. https://doi.org/10.19123/eixo.v9i2.768
Seção
ARTIGOS