Dificuldades de leitura e formação de professores: uma revisão sistemática de literatura

  • Michele Costa de Souza Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Marília Bazan Blanco Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo

O presente trabalho visa identificar, por meio de uma revisão sistemática de literatura, o que tem sido produzido no Brasil referente à formação docente para o trabalho com crianças com dificuldades de leitura. A partir de buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foram encontrados dezesseis trabalhos, sendo que 37,5% (seis trabalhos) dizem respeito a cursos de formação docente, e apenas 25% (quatro trabalhos) relacionam-se, especificamente, à formação docente para as dificuldades de leitura. A partir da análise das pesquisas, evidenciou-se que a formação de professores é insuficiente ou de nível inicial. Dessa forma, os cursos de formação continuada se fazem necessários na capacitação dos docentes.
Publicado
2020-10-26
Como Citar
Costa de Souza, M., & Bazan Blanco, M. (2020). Dificuldades de leitura e formação de professores: uma revisão sistemática de literatura. REVISTA EIXO, 9(3), 24-34. https://doi.org/10.19123/eixo.v9i3.718
Seção
ARTIGOS