Aceitabilidade, intenção de compra e ideal de gosto salgado e coloração amarela de maioneses comerciais

  • Amanda Carvalho Prestupa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Inconfidentes.
  • Anna Carolina Bacha de Holanda
  • Isabela Lopes de Miranda
  • João Miguel Apolinário
  • Pedro Henrique da Silva
  • Paula Benoso
  • Mariana Borges de Lima Dutra

Resumo

O aumento do consumo de produtos alimentícios tornou a maionese um dos produtos mais desejados e consumidos sendo caracterizada pela cremosidade formada por emulsão estável de óleo em água, elaborada com óleo(s) vegetal(is), água e ovos, aceitando adição de outros ingredientes desde que não se descaracterize o produto. No presente trabalho, realizaram-se testes de aceitação sensorial, intenção de compra, teste do ideal para cor amarela e gosto salgado de seis marcas de maioneses comercializadas e adquiridas no município de Ouro Fino/MG, com 120 consumidores. Os testes utilizaram escala hedônica verbal estruturada e ancorada nos extremos “gostei extremamente” e “desgostei extremamente”, “extremamente mais amarelo/salgado que o ideal” e “extremamente menos amarelo/salgado que o ideal”, “certamente compraria” e “certamente não compraria”. Para aceitação, as amostras das marcas A, B, D e E apresentaram maior média na aparência. Para aroma (A, B, D e E), sabor (B, D e E) e impressão global (A, B, D e E) apresentaram maior aceitação. Para ideal de coloração amarela, B, D e E apresentaram médias mais próximas de zero, diferindo apenas de A, C e F. Para gosto salgado, não houve diferença significativa entre si, estando todas próximas ao ideal. As amostras com maior intenção de compra positiva foram B e D e indecisão de compra foi a C. A amostra F, por sua vez, apresentou maior intenção de compra negativa. Portanto, as amostras de melhor qualidade sensorial pelos consumidores foram B e D.

Biografia do Autor

Amanda Carvalho Prestupa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Inconfidentes.
Pesquisa realizada por alunos do curso de Engenharia de Alimentos sobre maioneses comerciais

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Publicado
2020-10-26
Como Citar
Prestupa, A. C., Anna Carolina Bacha de Holanda, Isabela Lopes de Miranda, João Miguel Apolinário, Pedro Henrique da Silva, Paula Benoso, & Mariana Borges de Lima Dutra. (2020). Aceitabilidade, intenção de compra e ideal de gosto salgado e coloração amarela de maioneses comerciais. REVISTA EIXO, 9(3), 17-23. https://doi.org/10.19123/eixo.v9i3.678
Seção
ARTIGOS