Aceitabilidade, intenção de compra e ideal de gosto salgado e coloração amarela de maioneses comerciais
Resumo
O aumento do consumo de produtos alimentícios tornou a maionese um dos produtos mais desejados e consumidos sendo caracterizada pela cremosidade formada por emulsão estável de óleo em água, elaborada com óleo(s) vegetal(is), água e ovos, aceitando adição de outros ingredientes desde que não se descaracterize o produto. No presente trabalho, realizaram-se testes de aceitação sensorial, intenção de compra, teste do ideal para cor amarela e gosto salgado de seis marcas de maioneses comercializadas e adquiridas no município de Ouro Fino/MG, com 120 consumidores. Os testes utilizaram escala hedônica verbal estruturada e ancorada nos extremos “gostei extremamente” e “desgostei extremamente”, “extremamente mais amarelo/salgado que o ideal” e “extremamente menos amarelo/salgado que o ideal”, “certamente compraria” e “certamente não compraria”. Para aceitação, as amostras das marcas A, B, D e E apresentaram maior média na aparência. Para aroma (A, B, D e E), sabor (B, D e E) e impressão global (A, B, D e E) apresentaram maior aceitação. Para ideal de coloração amarela, B, D e E apresentaram médias mais próximas de zero, diferindo apenas de A, C e F. Para gosto salgado, não houve diferença significativa entre si, estando todas próximas ao ideal. As amostras com maior intenção de compra positiva foram B e D e indecisão de compra foi a C. A amostra F, por sua vez, apresentou maior intenção de compra negativa. Portanto, as amostras de melhor qualidade sensorial pelos consumidores foram B e D.Referências
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