ACESSIBILIDADE, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO: APRENDIZAGEM DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CAMPUS TAGUATINGA-IFB

  • GIRLANE M. FERREIRA FLORINDO
  • SUELLEN NETO PIRES MACIEL

Resumo

Este trabalho fundamenta-se nas reflexões acerca dos direitos humanos no contexto da diversidade cultural, cuja proposta metodológica é a da pesquisa-ação, pois, por mais válida que seja a reflexão e a discussão, é fundamental que ações concretas e interventivas sejam realizadas no chão da escola. Assim, partindo do pressuposto de que a conscientização é a melhor via de propagação dos direitos humanos e, no caso do sujeito surdo, seu direito à/de comunicação em sua língua natural, essa proposta buscou trabalhar com os alunos de Ensino Médio de forma que se interessassem pela Língua de Sinais e se apropriassem dela como condição primeira para a interação com alunos surdos de mesma idade – os alunos da Escola Bilíngue de Taguatinga. Em um segundo momento, avaliou-se se houve a conscientização desses alunos ouvintes sobre a língua e a cultura do outro, do surdo. Com base nessa reflexão, os próprios alunos nos surpreenderam com uma nova proposta de intervenção: pleitear junto à gestão do Campus Taguatinga, do Instituto Federal de Brasília, a inclusão para 2016 da Língua de Sinais no currículo do Ensino Médio, acreditando que esse é o caminho para a ampliação da acessibilidade do sujeito surdo no espaço educacional e/ou na sua interação em outros ambientes sociais. 

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Publicado
2018-12-18
Como Citar
FLORINDO, G. M. F., & MACIEL, S. N. P. (2018). ACESSIBILIDADE, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO: APRENDIZAGEM DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CAMPUS TAGUATINGA-IFB. REVISTA EIXO, 7(3), 133-141. https://doi.org/10.19123/eixo.v8i3.645
Seção
DOSSIÊ 2