O ALUNO E O PAPEL DO PROFESSOR NO CONTEXTO TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO
Resumo
O presente estudo tem como objetivo destacar o perfil do aluno e do professor no contexto tecnológico contemporâneo. Ademais, pretende-se descrever o perfil do aluno e as implicações da atuação do professor frente a essa nova realidade. O estudo também é um paralelo entre o professor do contexto tecnológico atual e o professor dos hábitos passados e o aluno de ontem e hoje. Destacam-se, ainda, as formas de atuação e a perspectiva atual e futura da educação frente às mudanças integradas pelo uso maciço das novas tecnologias na atualidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo. A natureza da pesquisa foi quali-quantitativa, e o instrumento utilizado foi um questionário com questões objetivas e discursivas, com a finalidade de buscar conhecimentos sobre os panoramas citados anteriormente e estabelecer comparativos acerca da realidade suposta. A pesquisa foi realizada em três escolas da rede pública da cidade de Ceilândia, Distrito Federal, nos anos iniciais e nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os resultados demonstraram que, apesar das claras diferenças e demandas que cada um dos níveis de ensino exige dos alunos e professores, os dados obtidos são bem semelhantes com relação à formação, às perspectivas dos professores e às necessidades dos alunos frente à realidade tecnológica em que a escola, reflexo imediato da sociedade, está imersa. Os dados revelam, ainda, que a escola contemporânea precisa adequar com urgência a sua realidade, pois o mundo exige novas formas de relações.Referências
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