Interfaces interativas no tratamento de indivíduos acometidos por AVE: Uma revisão da literatura

  • Brunna Lorenna Celestino da Silva Instituto Federal de Sergipe
  • Almerindo Nascimento Rehem Neto Instituto Federal de Sergipe
  • Wilhem De Araujo Rodrigues Instituto Federal de Sergipe
  • Gilson Pereira Dos Santos Júnior Instituto Federal de Sergipe
  • Rubens De souza Matos Júnior Instituto Federal de Sergipe
Palavras-chave: ambientes interativos, protótipos, paciente

Resumo

O enfoque geral do trabalho descrito é desenvolver uma Revisão da Literatura para auxiliar profissionais da área da saúde, especificamente da Fisioterapia, coletando dados sobre ambientes interativos utilizados no auxílio de tratamentos de lesões provenientes de Acidente Vascular Encefálico. Embora a área seja bastante estudada, deve-se levar em conta a falta de estudos que mesclam o desenvolvimento dos ambientes, bem como a interatividade com o paciente. Neste trabalho foi conduzida uma Revisão da Literatura, da qual foram analisados sete artigos científicos no período de 2012 a 2017 sobre ambientes virtuais e interativos. A grande essência desse estudo é proporcionar aos tecnólogos, médicos e fisioterapeutas, uma análise mais abrangente e detalhada sobre as características dos ambientes para assim, oferecer ao pacientes formas que o mesmo não tenha que se sacrificar ou considerar tais procedimentos monótonos.

Referências

I. Paraskevopoulos, et al"Virtual Reality-Based Holistic Framework: A Tool for Participatory Development of Customised Playful Therapy Sessions for Motor Rehabilitation," 2016 8th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES), Barcelona, 2016, pp. 1-8.

JUNIOR, Valdir DS et al. MoVER: Serious Game aplicado à reabilitação motora usando sensor de movimento Kinect. In: Workshop de Informática Médica. 2013.

MACHADO, Liliane S et al. Serious games para saúde e treinamento imersivo. Abordagens práticas de realidade virtual e aumentada, v. 1, p. 31-60, 2009.

ROY, Anil K.; SONI, Yash; DUBEY, Sonali. Enhancing effectiveness of motor rehabilitation using kinect motion sensing technology. In: Global Humanitarian Technology Conference: South Asia Satellite (GHTC-SAS), 2013 IEEE. IEEE, 2013. p. 298-304.

SHIH-CHING Yeh et al., "Virtual reality for post-stroke shoulder-arm motor rehabilitation: Training system & assessment method," 2012 IEEE 14th International Conference on e-Health Networking, Applications and Services (Healthcom), Beijing, 2012, pp. 190-195.

S. Simmons, et al"Prescription software for recovery and rehabilitation using Microsoft Kinect," 2013 7th International Conference on Pervasive Computing Technologies for Healthcare and Workshops, Venice, 2013, pp. 323-326.

T. Schüler, et al"Abstract virtual environment for motor rehabilitation of stroke patients with upper limb dysfunction. A pilot study," 2013 International Conference on Virtual Rehabilitation (ICVR), Philadelphia, PA, 2013, pp. 184-185.

Publicado
2019-05-23
Como Citar
Celestino da Silva, B. L., Rehem Neto, A. N., Rodrigues, W. D. A., Dos Santos Júnior, G. P., & Matos Júnior, R. D. souza. (2019). Interfaces interativas no tratamento de indivíduos acometidos por AVE: Uma revisão da literatura. REVISTA EIXO, 8(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v8i1.569
Seção
ARTIGOS