Proposta literária e estética da recepção: da paraliteratura aos cânones

  • DENIS ALVES FARIAS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - campus Juína
Palavras-chave: literatura, ensino, letramento

Resumo

A estética da recepção tem no leitor um elemento ativo que percebe a leitura muito mais que mero movimento linear progressivo ou exercício acumulativo. Um leitor que lê a mensagem como possibilidade de ampliação para uma visão de mundo própria integrada à estrutura do texto e do autor. A leitura é perceptível em vários formatos, suportes e gêneros, sendo essencial uma postura inovadora em sala de aula, de forma a relacionar a paraliteratura e os gostos oriundos de nossos alunos em consonância aos clássicos e contemporâneos. Na Grande Literatura as obras são estudadas e cobradas em exames vestibulares. Por outro lado, obras como “A culpa é das estrelas”, traduzidas para diversas línguas e que já venderam milhões de exemplares não são consideradas literárias e, por isso, não são cobradas e nem estudadas em exames. Como primeiro passo para a problematização, partimos de uma pesquisa que constatou como está sendo realizado o trabalho da literatura no campus Juína e sua relação com os principais envolvidos: alunos, docentes e bibliotecário. Diante disso, estabelecemos um trabalho em conjunto com professores de Literatura dos primeiros anos do Ensino Médio cujo objetivo seja a efetivação de práticas de letramento literário por meio de novas metodologias fundamentadas em Rildo Cosson, Roxane Rojo, Regina Zilberman, dentre outros.

Biografia do Autor

DENIS ALVES FARIAS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - campus Juína
Professor mestre do IFMT campus Juína. Habilitadoe em letras Português e Literatura.

Referências

A história literária como desafio à ciência literária. In: JAUSS, HANS ROBERT. História literária à Ciência literária. Literatura medieval e teoria dos gêneros. Porto, Livros Zero, 1974. Com a tradução da conferência.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) Ensino Médio. 2000: 16.

BOTELHO, MICHAEL JONES. A Literatura em Movimento: um estudo comparativo entre a obra Ratos e Homens, de John Steinbeck, e suas respectivas adaptações para a sétima arte. Viçosa, MG: 2016. Disponível em: < http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/8206> Acesso em 01/05/2017.

COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014, 2ª ed.

TINOCO, ROBSON COELHO. Leitor real e teoria da recepção: travessias contemporâneas. São Paulo: Horizontes, 2010.

ZILBERMAN, REGINA. Estética da Recepção e História da Literatura. São Paulo: Ática, 2004.

Publicado
2018-12-18
Como Citar
FARIAS, D. A. (2018). Proposta literária e estética da recepção: da paraliteratura aos cânones. REVISTA EIXO, 7(3), 217-226. https://doi.org/10.19123/eixo.v8i3.532
Seção
ARTIGOS