Modelo de mobilidade estudantil no setor educativo do Mercosul: eurocentrista ou latino-americanista?
Resumo
O artigo pretende analisar comparativamente se o modelo de migração voltado para a qualificação a partir da educação superior, que vem sendo adotado pelos estados membros do bloco regional Mercosul (Educativo), é um modelo criativo desenvolvido de acordo com as peculiaridades e necessidades da América Latina ou se se trata de um caso de apropriação subordinada, onde o modelo europeu do Processo de Bolonha vem sendo aprendido e adaptado, configurando transposição de políticas públicas educacionais. Pretendeu-se verificar se existem condicionantes ou exigências feitas pela União Européia ao Mercosul para o caso da apropriação ser subordinada e como a adoção de políticas educacionais transnacionais são incorporadas nas instituições públicas latinas. Para tanto, fez-se necessário localizar temporalmente as políticas de educação de ambos os blocos específicas para a mobilidade estudantil de pessoal - nível superior e pós-graduação, e o retorno a implementação do Setor Educativo do Mercosul e do Processo de Bolonha, apresentando ainda processos históricos para a compreensão da formação do ideário latino americano de desenvolvimento desde a colonização até a compreensão contemporânea. O artigo expõe resultantes obtidas a partir de pesquisa bibliográfica.Referências
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