AS QUESTÕES GRAMATICAIS E O ENEM: ABORDAGEM E ELABORAÇÃO
Palavras-chave:
Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, questões gramaticais, abordagem, elaboração.
Resumo
O presente trabalho é resultado da monografia da autora, que expõe as principais características do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, e tem como objetivo primeiro apresentar e discutir a forma como as questões gramaticais vêm sendo abordadas nas diferentes edições do Exame, quantitativa e qualitativamente. Tem como referenciais teóricos o Plano Nacional de Educação – PNE, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e os vários documentos elaborados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, que normatizam todos os processos do Enem. Há, também, o embasamento a partir dos trabalhos de FINI et al. (1999) e de TRAVITZKI (2013). Com uma metodologia de pesquisa documental, analisa os dados gerais do Enem e as questões dos Exames realizados entre 2003 e 2012, o que possibilita a reflexão da real situação das questões gramaticais na prova do Enem quanto aos aspectos elaborativos, aplicativos, avaliativos e quantitativos de forma geral. Apesar das diversas alterações sofridas pelo Exame, percebe-se que tais mudanças foram pequenas no que tange às questões gramaticais.
Publicado
2015-06-30
Como Citar
Silva, T. G. M. (2015). AS QUESTÕES GRAMATICAIS E O ENEM: ABORDAGEM E ELABORAÇÃO. REVISTA EIXO, 4(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v4i1.170
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).