MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA
Resumo
Há duas décadas, o governo brasileiro busca métodos que permitam maior foco em resultados. Iniciou-se um esforço no sentido de se desenvolver método semelhante ao utilizado em organizações privadas também para o setor público. Por meio de Comitê Conceitual, composto por especialistas em gestão e profundos conhecedores do modelo de avaliação já aplicado ao setor privado e com apoio de várias instituições públicas e privadas empenhadas na busca da qualidade em gestão, desenvolveu-se o Modelo de Excelência em Gestão Pública. Este modelo possui características que permitem avaliar as organizações públicas brasileiras com requisitos pertinentes, respeitando-se, portanto, a natureza pública dessas mesmas organizações. Adaptado à realidade brasileira, temos um sistema de avaliação e melhoria que considera como premissa para uma gestão pública excelente o atendimento aos Princípios Constitucionais da Administração Pública e estabelece Fundamentos de Excelência Gerencial como valores a serem vivenciados pelas organizações. Oito critérios representam o modelo com agrupamento dos requisitos. O Modelo de Excelência em Gestão Pública passou por evoluções resultantes do feedback das instituições e dos ciclos contínuos de análise e melhoria realizados pelo Comitê ao longo de doze anos de aplicação. Estudos demonstram a importância desse modelo no aperfeiçoamento contínuo da gestão das organizações públicas e para a implementação das estratégias. O Modelo foi aplicado amplamente ao longo dos anos em diversos tipos de organizações públicas.
Publicado
2012-06-01
Como Citar
Ferreira, A. R. (2012). MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA. REVISTA EIXO, 1(1), 31-43. https://doi.org/10.19123/eixo.v1i1.16
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).