A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO ESCOLAR AOS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS

  • Marlúcia Silva Garcia Antunes Costa Colégio Batista Mineiro - Belo Horizonte/MG
  • Nathália Dornelas Barbosa
  • Patrícia Rossi Carraro Professora do UNISEB Interativo - Ribeirão Preto Professora do Centro Universitário de Rio Preto
Palavras-chave: docente, psicologia, violência, estresse, escola pública

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância do trabalho do psicólogo educacional aos docentes em escolas públicas. Diante dos relatos cada vez mais frequentes de professores agredidos, afastados de seu ofício por estresse, fadiga, doenças psicossomáticas ou simplesmente por desmotivação, faz-se necessário lançar um olhar mais atento sobre a docência. É importante destacar que os problemas socioeconômicos que assolam a sociedade brasileira são cada vez mais complexos. Nesse sentido, este estudo se propõe a apontar que o professor em sua jornada de trabalho precisa de apoio e orientação da área da psicologia possibilitando assim numa melhoria no ensino-aprendizagem e na relação professor-aluno. A partir de uma pesquisa bibliográfica busca-se compreender os benefícios do trabalho do psicólogo educacional ao docente, sejam eles tanto em qualidade de vida quanto em relação às atividades que realiza na escola. Os resultados demonstraram que diante da violência no cotidiano das escolas e o descaso de modo geral com a profissão do docente, o psicólogo deve ser inserido no ambiente escolar de forma sistemática e urgente com vistas a melhores condições de trabalho aos professores e maior valorização da classe, e, por conseguinte, da educação como um todo.

Biografia do Autor

Marlúcia Silva Garcia Antunes Costa, Colégio Batista Mineiro - Belo Horizonte/MG
Graduada em Pedagogia - Centro Universitário UNISEBPós-graduanda em Educação Infantil - Centro Universitário UNISEBProfessora do Ensino Fundamental do Colégio Batista Mineiro - Belo Horizonte - MG
Nathália Dornelas Barbosa
Graduada em Pedagogia - Centro Universitário UNISEBGraduada em Psicologia - Universidade Federal de Minas Gerais
Patrícia Rossi Carraro, Professora do UNISEB Interativo - Ribeirão Preto Professora do Centro Universitário de Rio Preto
Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia. Meste e Doutora em Ciências - área Psicologia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Aluna do programa de pós-doutorado da FFCLRP-USP
Publicado
2014-12-23
Como Citar
Antunes Costa, M. S. G., Barbosa, N. D., & Carraro, P. R. (2014). A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO ESCOLAR AOS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS. REVISTA EIXO, 3(2). https://doi.org/10.19123/eixo.v3i2.146
Seção
ARTIGOS