A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO ESCOLAR AOS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS
Palavras-chave:
docente, psicologia, violência, estresse, escola pública
Resumo
Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância do trabalho do psicólogo educacional aos docentes em escolas públicas. Diante dos relatos cada vez mais frequentes de professores agredidos, afastados de seu ofício por estresse, fadiga, doenças psicossomáticas ou simplesmente por desmotivação, faz-se necessário lançar um olhar mais atento sobre a docência. É importante destacar que os problemas socioeconômicos que assolam a sociedade brasileira são cada vez mais complexos. Nesse sentido, este estudo se propõe a apontar que o professor em sua jornada de trabalho precisa de apoio e orientação da área da psicologia possibilitando assim numa melhoria no ensino-aprendizagem e na relação professor-aluno. A partir de uma pesquisa bibliográfica busca-se compreender os benefícios do trabalho do psicólogo educacional ao docente, sejam eles tanto em qualidade de vida quanto em relação às atividades que realiza na escola. Os resultados demonstraram que diante da violência no cotidiano das escolas e o descaso de modo geral com a profissão do docente, o psicólogo deve ser inserido no ambiente escolar de forma sistemática e urgente com vistas a melhores condições de trabalho aos professores e maior valorização da classe, e, por conseguinte, da educação como um todo.
Publicado
2014-12-23
Como Citar
Antunes Costa, M. S. G., Barbosa, N. D., & Carraro, P. R. (2014). A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO ESCOLAR AOS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS. REVISTA EIXO, 3(2). https://doi.org/10.19123/eixo.v3i2.146
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).