Estímulo à pesquisa científica no Instituto Federal de Brasília campus Planaltina através de mini documentário
Resumo
A pesquisa científica através da experimentação tem um papel importante na constituição da concepção do saber científico, pois além de trazer resultados que corroboram para o desenvolvimento do país, contribui ainda estimulando o desenvolvimento do espírito crítico. Dessa forma, tanto para o Ensino Superior quanto para o Básico é necessário divulgar os resultados obtidos. Este trabalho teve como objetivo incentivar os discentes a integralizarem o ensino e a pesquisa através do desenvolvimento de um minidocumentário sobre as pesquisas experimentais realizadas no IFB de Planaltina. O público alvo deste estudo foram os alunos do Ensino Médio Integrado em Agropecuária e os alunos licenciandos do curso superior de Biologia. O vídeo foi postado no YouTube e o link do vídeo disponibilizado juntamente com o formulário online. Por meio deste trabalho pôde-se observar que a maioria dos alunos conheceu o programa de Iniciação Científica (IC) através de colegas e a minoria através do site do IFB. A amostragem realizada não obteve resposta de nenhum aluno do Ensino Médio Integrado que havia participado do programa de IC e somente 29% dos estudantes da graduação já haviam participado ou ainda participavam, mostrando que a IC ainda atinge uma pequena parcela de discentes. O cenário atual da educação e sua integração com a iniciação científica mostrou dificuldades que vem acontecendo no meio científico, cabendo assim aos discentes, docentes e a própria instituição continuarem se empenhando e mostrando que a iniciação científica no IFB Campus Planaltina produz conteúdo científico.
Publicado
2023-12-29
Como Citar
Milhomem Paixão, S. S. R., & Soares de Souza, A. C. (2023). Estímulo à pesquisa científica no Instituto Federal de Brasília campus Planaltina através de mini documentário. REVISTA EIXO, 12(3), 66-77. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i3.1173
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).