APLICAÇÃO DO MÉTODO PROPPAGA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS:
um estudo de caso na escolha de fornecedores para um comércio varejista
Resumo
A seleção de fornecedores é uma das atividades mais críticas para se gerenciar na cadeia de suprimentos, com o reflexo direto no desempenho das organizações. O problema de avaliação de fornecedores é versado como uma decisão estratégica que agrega valor à cadeia, bem como vantagem competitiva. Neste contexto, o objetivo geral deste artigo é apresentar a aplicação de um modelo multicritério de tomada de decisão, a fim de auxiliar no processo de seleção de fornecedores, facilitando o processo de tomada de decisão de acordo com suas exigências e necessidades. Para isso, realizou-se um estudo de caso com caráter quantitativo em um comércio varejista com pseudônimo “Mercadinho da Bia”, situado no Distrito Federal, mais especificamente no bairro de Santa Maria Norte. Foram selecionados oito critérios e estes foram julgados por meio do método PrOPPAGA, para avaliar cinco fornecedores. Ao fim da análise dos resultados, concluiu-se que o fornecedor F04 era o que melhor atendia os requisitos do comércio em questão, com o critério decisivo de localização. Desta forma, este estudo pode ser útil para que o referido comércio varejista formalize critérios de avaliação de fornecedores, de acordo com a sua capacidade de atender a estratégia de aquisição corrente, como também de disseminar uma metodologia capaz de sinalizar aos decisores caminhos mais adequados às especificidades de cada caso.
Publicado
2023-12-29
Como Citar
Soares de Souza, D., Sousa Milhomem, G., dos Santos, M., & Pires de Carvalho, J. (2023). APLICAÇÃO DO MÉTODO PROPPAGA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS:. REVISTA EIXO, 12(3), 106-115. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i3.1153
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).