O sofrimento psicológico na ausência dos rituais de despedida na pandemia da COVID-19: uma revisão de literatura
Resumo
A pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que o mundo adotasse o distanciamento e isolamento social como medida não farmacológica para a contenção da disseminação do vírus para que não houvesse o colapso do sistema de saúde. Contudo, milhares de mortes ocorreram e o sofrimento psicológico foi inevitável na ausência dos rituais de despedida na pandemia da Covid-19. A partir de revisão de literatura, o objetivo deste estudo foi investigar o sofrimento psicológico da pessoa que não teve a oportunidade de vivenciar os rituais de despedida dos indivíduos vitimados pela Covid-19. Realizou-se um levantamento bibliográfico, por meio dos sistemas informatizados de busca: SciELO, PePSIC e no buscador Google Acadêmico, no período de 2019 a 2021. Os resultados revelaram a importância cultural dos rituais de despedida ao longo da história, marcada por mudanças e ciclos, e as consequências psicológicas causadas pela interrupção abrupta desses rituais nos indivíduos impactados pela Covid-19, bem como as dificuldades e desafios encontrados na experiência da morte e, consequentemente, a contribuição da psicoterapia como suporte à travessia que o indivíduo deve construir em sua experiência. Concluiu-se que, mediante a tantas situações derivadas e desencadeadas no contexto pandêmico, é necessário encontrar condições favoráveis para a superação e a reorganização psíquica, pois os rituais de despedida são fundamentais para a elaboração da perda e do luto.
Publicado
2023-07-26
Como Citar
Gleyson Theodoro, W., de Andrade Marcelino, E., & Rossi Carraro, P. (2023). O sofrimento psicológico na ausência dos rituais de despedida na pandemia da COVID-19: uma revisão de literatura. REVISTA EIXO, 12(2), 92-100. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i2.1102
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).