O sofrimento psicológico na ausência dos rituais de despedida na pandemia da COVID-19: uma revisão de literatura

  • Wagner Gleyson Theodoro
  • Eliete de Andrade Marcelino
  • Patricia Rossi Carraro

Resumo

A pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que o mundo adotasse o distanciamento e isolamento social como medida não farmacológica para a contenção da disseminação do vírus para que não houvesse o colapso do sistema de saúde. Contudo, milhares de mortes ocorreram e o sofrimento psicológico foi inevitável na ausência dos rituais de despedida na pandemia da Covid-19. A partir de revisão de literatura, o objetivo deste estudo foi investigar o sofrimento psicológico da pessoa que não teve a oportunidade de vivenciar os rituais de despedida dos indivíduos vitimados pela Covid-19. Realizou-se um levantamento bibliográfico, por meio dos sistemas informatizados de busca: SciELO, PePSIC e no buscador Google Acadêmico, no período de 2019 a 2021. Os resultados revelaram a importância cultural dos rituais de despedida ao longo da história, marcada por mudanças e ciclos, e as consequências psicológicas causadas pela interrupção abrupta desses rituais nos indivíduos impactados pela Covid-19, bem como as dificuldades e desafios encontrados na experiência da morte e, consequentemente, a contribuição da psicoterapia como suporte à travessia que o indivíduo deve construir em sua experiência. Concluiu-se que, mediante a tantas situações derivadas e desencadeadas no contexto pandêmico, é necessário encontrar condições favoráveis para a superação e a reorganização psíquica, pois os rituais de despedida são fundamentais para a elaboração da perda e do luto.

Biografia do Autor

Wagner Gleyson Theodoro
Psicólogo. Especialista em Libras e Educação de Surdos; Psicopedagogia Institucional e Clínica; Neuropedagogia na Educação.
Eliete de Andrade Marcelino
Psicóloga clínica
Patricia Rossi Carraro
Psicóloga. Pós-Doutora pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP). Docente do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto.
Publicado
2023-07-26
Como Citar
Gleyson Theodoro, W., de Andrade Marcelino, E., & Rossi Carraro, P. (2023). O sofrimento psicológico na ausência dos rituais de despedida na pandemia da COVID-19: uma revisão de literatura. REVISTA EIXO, 12(2), 92-100. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i2.1102
Seção
ARTIGOS

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##