Proposta de Melhoria do Processo de Contratação de Serviços de TI e da Gestão dos Contratos na Administração Pública Federal
Resumo
Este trabalho se baseou numa análise exploratória com objetivo de analisar e mapear os processos de contratação de serviços de TI na Administração Pública Federal, tomando como base o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, com uso das técnicas de modelagem de processos baseados na notação BPMN. Inicialmente, foi feita a modelagem dos processos atuais (AS-IS), e em seguida foi feita uma análise dos resultados. O trabalho foi feito com base na análise da IN 02/2010, Lei 10520/2002 e Lei 8666/1993. Com base nesta análise, os processos atuais foram mapeados. Os principais objetivos foram: identificar os processos de contratação de serviços de TI que estão relacionados com os projetos do órgão; analisar os processos de contratação de serviços de TI; modelar os processos de contratação de serviços de TI com notação BPMN; identificar os processos críticos de contratação de serviços de TI e propor melhorias.
Publicado
2013-06-30
Como Citar
Santos, J. G. dos. (2013). Proposta de Melhoria do Processo de Contratação de Serviços de TI e da Gestão dos Contratos na Administração Pública Federal. REVISTA EIXO, 2(1), 17-38. https://doi.org/10.19123/eixo.v2i1.106
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).